terça-feira, 17 de abril de 2012

5 ao DIA

5 AO DIA
5 ao dia é um programa para lembrar você de comer, no mínimo, 5 porções de frutas ou hortaliças, todos os dias. Alguns estudos provaram que comer 5 porções diárias de frutas ou hortaliças pode ajudar a reduzir o risco de várias enfermidades como o câncer e doenças do coração.
Esses alimentos contêm vitaminas, fibras, minerais e ainda outras substâncias que nos ajudam a viver mais e melhor. Além disso, quando você come frutas e hortaliças, evita comidas gordurosas e industrializadas que prejudicam a sua saúde.
Esta dieta é ótima para a saúde porque proporciona uma alimentação com grande variedade de nutrientes. Cada cor representa uma predominância de certos nutrientes e fitoquímicos, princípios ativos contidos nos alimentos que são capazes de trazer benefícios e prevenir doenças.
Os alimentos são divididos em seis grupos, ou seis cores, que denunciam os nutrientes predominantes de cada um. Estes alimentos são, então, introduzidos na alimentação, ou seja, você continua comendo fontes de carboidratos e proteínas, mas passa a comer, também, mais frutas e verduras.
Confira abaixo os alimentos e os benefícios de cada cor e monte o seu cardápio.
Vermelhos : A cor avermelhada é conseqüência do licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Também possuem vitamina C, antioxidante que oferece proteção contra doenças e estresse. Os grandes representantes são frutas como caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pitanga, romã e tomate, além da beterraba e do pimentão vermelho.

Amarelos e laranjas: A cor amarelada é conseqüência do betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A, que atua como antioxidante contra radicais livres e na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. Estes alimentos também são ricos em vitamina C, que atua como antioxidante e participa da síntese de colágeno da pele. Os principais representantes destas cores são abacaxi, manga, maracujá, melão, milho, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, mamão, pimentão amarelo e tangerina.

Verdes: A cor dos alimentos verdes é resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular. Mas estes alimentos também possuem quantidades consideráveis de diversos outros nutrientes, como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Esta cor tem como representantes as folhas verdes, como acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, espinafre, rúcula, escarola e manjericão, além de abacate, abobrinha, quiabo, pimentão verde, brócolis, vagem, kiwi, ervilha, limão e pepino.

Roxos: Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. Conhecida como a vitamina da disposição, a B1 é essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes que ingerimos em energia. Entre seus benefícios está o aumenta da disposição mental e a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo são os principais representantes.

Brancos: A cor branca é resultante da flavina, que indica alimentos ricos em minerais, como cálcio e fósforo que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Alho, banana, batata, cebola, couve-flor, feijão branco, maçã, pêra, palmito, chuchu, cogumelo, mandioca, nabo e rabanete são os principais representantes.

Marrons: Os cereais integrais e as sementes oleaginosas são os grandes representantes deste grupo. Os cereais, por causa da grande quantidade de fibras que possuem, regulam o funcionamento do intestino, além de ajudar a controlar o colesterol e a diabetes. Já as oleaginosas são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E, ambos com funções antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga.

            “O grande segredo para fazer um prato colorido é buscar acrescentar cores e não quantidades no prato. Além de ficar mais nutritivo, o prato colorido é muito mais atrativo”.






Referências:    
Nutrição em Pauta
nutricy saúde e bem estar

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Chocolate Amargo nessa páscoa!


Os ovos de Páscoa já estão por toda parte. No entanto, vale lembrar que a versão tradicional da guloseima tem cerca de 30% de gordura e 47% de açúcar, combinação que pode interferir no curso de algumas doenças, como diabetes, colesterol elevado, entre outros. Em contrapartida, o chocolate também traz benefícios, principalmente o tipo amargo. Os antioxidantes estão na massa de cacau, formados pelas sementes. Quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate trará. Os flavonóides do cacau ativam a produção de óxido nítrico no corpo, levando ao relaxamento dos vasos sanguíneos e à queda da pressão arterial.
O chocolate com pelo menos 70% de cacau é aliado da saúde cardiovascular, pois também reduz a oxidação do LDL, evitando que esse colesterol ruim se deposite na parede dos vasos sanguíneos.
O chocolate branco nem usa a massa de cacau. Leva manteiga de cacau, açúcar e leite. Ou seja: não tem os antioxidantes da massa de cacau. A maciez do chocolate fino vem da grande quantidade de manteiga de cacau. O doce mais comercial, de prateleira, fica mais resistente ao calor devido à gordura hidrogenada, que muitas vezes é uma gordura trans.
Tudo vale o bom senso, NÃO exagerar na quantidade de consumo, 30g apenas é o necessário para saciar, ter os benefícios antioxidantes e não ser uma quantidade de calorias e gorduras em excesso no dia.


Dicas, que ajudará você a fugir dos quilos indesejáveis e a manter-se em forma depois da Páscoa.
o       Não coma grande quantidades de chocolate (bastam 25 grs de chocolate por dia para que possa saborear o seu ovo de Páscoa sem engordar.
o       Prefira o chocolate amargo, que é menos calórico e mais saudável que o chocolate de leite;
o       Evite o chocolate branco, que é o que tem maior quantidade de calorias e gorduras;
o       Lembre-se que o chocolate diet é tão calórico como os tradicionais, apenas não contém açúcar;
o       Ingira 2 litros de água por dia.
o       Deixe as carnes vermelhas para o almoço de domingo. Nas restantes refeições, privilegie o consumo de carnes brancas e de peixe – muito nutritivos e menos calóricos que as carnes vermelhas.
o       Comece o almoço do domingo de Páscoa com um prato cheio de salada – um alimento pouco calórico e rico em fibras, que lhe dá uma maior saciedade.
o  Evite comer doces à sobremesa, uma vez que terá as amêndoas e o tradicional ovo de Páscoa.

o       Beba álcool com moderação, pois é muito calórico (uma taça de vinho ou uma cerveja contém cerca de 200 kcal). A sugestão é que alterne o vinho com água.
o   Não deixe de praticar actividades físicas. Aproveite para queimar os excessos de forma divertida, fazendo jogos ou brincadeiras com a pequenada.