Os ovos de Páscoa já estão por toda parte. No entanto, vale lembrar que a versão tradicional da guloseima tem cerca de 30% de gordura e 47% de açúcar, combinação que pode interferir no curso de algumas doenças, como diabetes, colesterol elevado, entre outros. Em contrapartida, o chocolate também traz benefícios, principalmente o tipo amargo. Os antioxidantes estão na massa de cacau, formados pelas sementes. Quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate trará. Os flavonóides do cacau ativam a produção de óxido nítrico no corpo, levando ao relaxamento dos vasos sanguíneos e à queda da pressão arterial.
O chocolate com pelo menos 70% de cacau é aliado da saúde cardiovascular, pois também reduz a oxidação do LDL, evitando que esse colesterol ruim se deposite na parede dos vasos sanguíneos.
O chocolate branco nem usa a massa de cacau. Leva manteiga de cacau, açúcar e leite. Ou seja: não tem os antioxidantes da massa de cacau. A maciez do chocolate fino vem da grande quantidade de manteiga de cacau. O doce mais comercial, de prateleira, fica mais resistente ao calor devido à gordura hidrogenada, que muitas vezes é uma gordura trans.
Tudo vale o bom senso, NÃO exagerar na quantidade de consumo, 30g apenas é o necessário para saciar, ter os benefícios antioxidantes e não ser uma quantidade de calorias e gorduras em excesso no dia.
Dicas, que ajudará você a fugir dos quilos indesejáveis e a manter-se em forma depois da Páscoa.
Dicas, que ajudará você a fugir dos quilos indesejáveis e a manter-se em forma depois da Páscoa.
o Não coma grande quantidades de chocolate (bastam 25 grs de chocolate por dia para que possa saborear o seu ovo de Páscoa sem engordar.
o Prefira o chocolate amargo, que é menos calórico e mais saudável que o chocolate de leite;
o Lembre-se que o chocolate diet é tão calórico como os tradicionais, apenas não contém açúcar;
o Deixe as carnes vermelhas para o almoço de domingo. Nas restantes refeições, privilegie o consumo de carnes brancas e de peixe – muito nutritivos e menos calóricos que as carnes vermelhas.
o Comece o almoço do domingo de Páscoa com um prato cheio de salada – um alimento pouco calórico e rico em fibras, que lhe dá uma maior saciedade.
o Evite comer doces à sobremesa, uma vez que terá as amêndoas e o tradicional ovo de Páscoa.
o Beba álcool com moderação, pois é muito calórico (uma taça de vinho ou uma cerveja contém cerca de 200 kcal). A sugestão é que alterne o vinho com água.
o Não deixe de praticar actividades físicas. Aproveite para queimar os excessos de forma divertida, fazendo jogos ou brincadeiras com a pequenada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário