terça-feira, 7 de junho de 2011

         Comer bem para viver melhor!!!!


O ser humano entende cada vez melhor que a boa alimentação é um excelente método para prevenir doenças. Graças ao avanço da ciência da nutrição, descobrimos as substâncias benéficas e maléficas nos alimentos. Entendemos melhor o que se deve comer para viver mais e melhor. Estudos recentes mostram que dietas tradicionais, criadas a séculos atrás por diferentes povos em todas as partes do mundo, estão muitas das virtudes indispensáveis para uma dieta saudável.
            Os estudos alertam para os danos à saúde provocados pelas substancias adicionadas aos alimentos industrializados. Segundo Richard Béliveau, professor do Departamento de Bioquímica da Universidade do Québec, em Montreal, diz que a alimentação industrializada ou ‘junk food’ (comida lixo), é literalmente monótona, não nos trazendo nenhum benefício para a saúde, e sim nos fornecendo só conservantes, açúcar e gordura.
            Entre as dietas que são capazes de conciliar saúde e prazer, a mais conhecida é a mediterrânea, onde se destacam-se o consumo de azeite de oliva, castanhas, vinho com moderação e peixes.
            Uma pesquisa realizada por Francisco Sofi, pesquisador de nutrição clinica , compilou dados de várias pesquisas feitas entre 1966 e 2008, e concluiu que a dieta mediterrânea está associada a redução em 9% na mortalidade geral  e na mortalidade por doenças cardiovasculares, uma diminuição de 6% na incidência de câncer e de 13% na incidência de Parkinson e Alzheimer.
            A alimentação mediterrânea não é a única capaz de garantir uma alimentação saudável. Estudos mostraram que as culturas dos japoneses, indianos e brasileiros, também trazem benefícios para a saúde. A qualidades dessas dietas esta na abundância e variedade de legumes e verduras.
            Dos Japoneses herdamos a soja e o chá verde, contra o câncer, e peixes rico em ômega-3, importantes para a saúde do coração e do cérebro. Dos Indianos veio a inspiração para a substituição do sal, por especiarias tipo a pimenta e a cúrcuma, que ajuda a combater o câncer e a controlar a pressão, e a limitar o consumo de carne vermelha, sendo rica em gordura saturada que faz o aumento do colesterol ruim.
            Os Brasileiros nos ensinam a respeitar uma proporção adequada dos alimentos no prato e incentiva o consumo de frutas, além de a mistura do feijão com o arroz, fornecer um tipo de proteína completa, podendo ser comparada com a proteína da carne, as saladas são nos traz fitoquímicos que combatem o câncer, afirma o neurologista francês David Servan- Schreiber.
            As tradições a mesa, deram lugar a uma alimentação globalizada, por ser mais fácil e rápida, típica americana. Nesse tipo de dieta, 65% das calorias ingeridas vem de três fontes: açúcar refinado, farinhas refinadas e óleos vegetais. Além dessa alimentação não fornecer nenhum tipo de vitaminas e minerais vitais, levam a obesidade, que é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das ameaças mais graves à saúde. Segundo Richard Béliveau, a obesidade leva ao aparecimento de diabetes, doenças do coração como a hipertensão, câncer e Alzheimer.
            Dados da American Heart Association, entidade americana de combate às doenças cardiovasculares, um IMC (índice de massa corporal) acima de 30 (para você calcular o seu, basta dividir seu peso pela sua altura, em metros, elevada ao quadrado) reduz a expectativa de vida em cerca de 7 anos.
            Nos Estados Unidos, país com 32% dos adultos obesos, a expectativa de vida é de apenas 78 anos, e a taxa de incidência de câncer é de 357 casos para cada 100mil habitantes, segundo a Agency for Research on Cancer. No Japão, apenas 3% dos adultos são obesos, a expectativa de vida é de 82 anos e a incidência de câncer é de 214 por 100mil habitantes. Já no Brasil, a obesidade afeta 11% da população adulta, 18% dos meninos e 15,5% das meninas.

            Como fazer para reduzir estes ídices?



Simples e saudável um exemplo de cardápio brasileiro: Bife, salada (alface, tomate e brócolis), arroz e feijão.
A salada de alface e tomate (rico em licopeno, que ajuda a prevenir o câncer), são fontes de vitaminas e fibras. As folhas devem ser consumidas cruas, para preservar os antioxidantes.
O brócolis, por exemplo, é fonte de ácido fólico, vitamina A e E, que são antioxidantes.
O bife, magro de preferência, é rico em proteína e ferro, não devendo compor mais que 20% do prato.
O arroz e o feijão, juntos são ricos em fibras e proteínas, eles não devem predominar o prato e o arroz deve ser consumido preferencialmente na versão integral.


·                    Os 10 passos para uma alimentação saudável

1.            Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições e não exagere na quantidade.
2.            Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais como arroz, milho e trigo; tubérculos como as batatas; raízes como a mandioca/macaxeira/aipim; pães e massas nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3.            Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4.            Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5.            Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
6.            Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
7.            Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por semana.
8.            Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
9.            Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10.         Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Um comentário: